Crescente dos e-commerces e benefícios do WooCommerce
Atualizado em: por Vinicius LourençoEstá cada vez mais comum o processo de compra online, seja de produtos pequenos, como roupas, calçados e acessórios, ou de utensílios domésticos, como móveis, eletrodomésticos e derivados. Práticos e confiáveis, os chamados “e-commerces” têm crescido muito nos últimos anos, além de terem uma significativa importância para a economia do país. Os consumidores passaram a sentirem-se mais seguros em comprar online, principalmente pelo fato de os principais e maiores comércios do mercado estarem presentes na internet como lojas virtuais.
O fácil acesso a internet contribui para o crescimento e dos e-commerces, e a evolução constante da tecnologia denota uma crescente ainda maior do comércio virtual. Um indício de que esse mercado realmente funciona são as empresas de delivery de comida, que começaram com esse objetivo, mas que atualmente cresceram tanto, que fazem entrega de compras de supermercado e shopping e de qualquer utensílio que você precisar.
No início, o que era um receio, hoje se tornou uma comodidade. Já se foi o tempo em que as pessoas não se sentiam seguras em comprar pela internet, seja pela qualidade do produto, ou pela dúvida: “será que o meu produto vai ser entregue”? As lojas virtuais de roupas, por exemplo, dispõem de uma tabela de medidas, para que o usuário possa escolher o tamanho correto para o seu corpo. Além disso, as descrições dos produtos são precisas e muito detalhadas, assim, é possível tomar conhecimento sobre o material utilizado na confecção e até mesmo a qualidade. As empresas têm investido cada vez mais nesse tipo de projeto, pois com ele, é possível aproximar ainda mais os clientes fiéis e estar perto de qualquer pessoa, sem que ela tenha que se deslocar.
Outro modelo que já existe há algum tempo fora do Brasil, mas que aqui é pouco conhecido, são os chamados “guide shops”. São lojas virtuais, mas que possuem um espaço físico com as peças, para que o cliente possa provar. Funciona assim: você vai até a loja, experimenta a peça ou as peças que gostar, volta para casa e efetua a compra pelo site. Alguns guide shops dispõe de tablets pela loja, para que o cliente possa comprar ali mesmo, com a ajuda de algum funcionário. Essas lojas possuem diversos centros de distribuição espalhados em vários pontos da cidade, o que permite que a compra seja entregue, dependendo do endereço do comprador, em até 2 horas. O grande diferencial desse modelo é permitir que o cliente experimente o produto antes de comprar, ou seja, passar mais confiança e credibilidade sobre a qualidade e eficiência do produto.
Convenhamos que, apesar de muitas pessoas ainda serem desconfiadas quando se trata de compra online, é realmente muito cômodo, não é? Hoje em dia até compra em supermercado é possível fazer por site/aplicativo. Esse tipo de tecnologia facilita muito a vida das pessoas, principalmente a daquelas que possuem uma rotina corrida entre trabalho, estudos, filhos, família, etc.
Não é à toa que o investimento nesse tipo de negócio continua crescendo, e para 2020, existem diversas tendências que prometem melhorar ainda mais o processo de compra online. Uma delas é a famosa “assistente virtual”. Considerando o fato de que ainda existem muitas pessoas que possuem dificuldade em mexer em sites, nada mais justo do que ter um pequeno auxílio ali, principalmente no momento da compra, assim como temos nas lojas físicas. As assistentes virtuais ajudam a fazer com que o processo de compra seja mais intuitivo para o usuário, além disso, ela pode tirar dúvidas sobre questões burocráticas como devolução de produtos, prazo de entrega e demais situações que podem ali ocorrer.
Outra tendência que fará uma completa diferença nos e-commerces é a logística otimizada. Hoje, quando fazemos uma compra pela internet, ela passa por um processo de aprovação do pagamento, faturamento, separação do produto, até que ele chegue em nossas mãos. Normalmente o local onde os produtos são armazenados ficam no interior da cidade, ou até mesmo em outros estados. A logística otimizada permite que o prazo de entrega seja mais rápido, pois com pequenos centros de distribuição espalhados pela cidade, é possível que uma compra seja entregue em pouquíssimos dias, e dependendo da loja, até no mesmo dia. O fácil e rápido acesso à informação nos faz ter cada vez mais sede do “imediato”, por isso, essas entregas rápidas certamente revolucionarão os e-commerces.
WooCommerce: O que é? Para que serve? Quais as vantagens?
Agora, se você está do outro lado da moeda, ou seja, se você é o dono ou o responsável por um e-commerce, é sempre importante ficar atendo às novidades e as tendências do mercado, para que os usuários tenham a melhor experiência possível dentro do seu site. Muito se fala sobre grandes marcas que possuem loja física e passam a operar, também, virtualmente. E empreendedores de todos os níveis também podem utilizar desse recurso para as suas vendas. Para facilitar ainda mais esse processo, o WooCommerce, plugin da plataforma WordPress, ajuda a transformar o seu site em e-commerce. Intuitivo e fácil de manusear, ele viabiliza a personalização do site da maneira como desejar.
O WooCommerce permite que uma loja online seja criada e configurada com todos os recursos que um e-commerce precisa ter para que uma compra de produto ou serviço seja processada com sucesso, com páginas de produto completas, especificações, além de página de carrinho, possibilidade de pagamento com diversos gateways do mercado utilizando cartão de crédito, boleto bancário e demais métodos, também possui integração com ferramentas de métricas e análises gerais, como Google Analytics e Facebook. Com o WooCommerce, é possível ter acesso aos dados da loja sempre e onde estiver, pois ele oferece um total controle de questões importantes e burocráticas de qualquer negócio, como estoque, impostos, acessos, compras e demais taxas.
A versatilidade e usabilidade fácil possibilita que o próprio dono ou gerente da loja, por exemplo, tenha a total liberdade de operar sua loja, verificar pedidos, gerenciar estoque, alterar produtos, além de poder ter propriedade de todos os dados e conteúdo do site, não deixando seu conteúdo com terceiros.
Muita coisa dentro da plataforma é possível fazer sem por a mão no código, no entanto, alterações e customizações mais aprofundadas requerem um desenvolvedor ou empresa especializada para programar o que você precisa.
Esse é um ponto importante do WooCommerce, pois por ser open-source o céu é o limite para novas ideias, integrações e também para soluções personalizadas.
Está precisando de consultoria, desenvolvimento ou manutenção para sua loja virtual com WooCommerce? Entre em contato conosco, a Codyss é especialista em projetos WordPress e WooCommerce.